mercoledì 19 marzo 2014

Fusili con zucchini e gorgonzola


Hoje  eu preparo um "primo" especial e conto pra vocês como:
















1- preparo as abobrinhas no forno, corto em rodelas, tempero com sal e azeite extra virgem e deixo grelhar no forno, virando de vez em quando...







2 - faço um molho branco tipo béchamel: ( 2 colheres de manteiga,
2 colheres de maisena, 2 xícaras de leite).











3 - Amasso com um garfo o queijo gorgonzola , deixo derreter no molho branco e junto as abobrinhas grelhadas.















4- Cozinho o macarrão fusili (parafuso), escorro e misturocom o molho.

















5- Por cima, como sempre, um punhado de parmiggiano ou grana padano ralado.












Buon Appetito!










sabato 8 marzo 2014

Caçadores de delícias

Quando saimos à caça de coisas boas da Italia, ninguém nos segura! Ouvimos dicas, anotamos, procuramos na internet, e acima de tudo não aceitamos produtos falsos e preços irreais!
Faça chuva ou faça sol, Pape e Vitt saem à caça no sábado de manhã e voltam quase sempre felizes, com "prelibatezze"...
Esse é o resultado da caçada de hoje:


- 1 lata grande de azeitonas pretas tipo "la bella di Cerignola" da região da Puglia, e é conhecida como a rainha das azeitonas. Quando provamos não acreditamos no seu sabor!

 http://www.sartoriadelgusto.net/it/134-olive-nere-la-bella-di-cerignola.html

- 1 lata grande de carciofini interi.





vocês sabem que os alcachofras italianos são bem diferentes dos que temos aqui? Eles são maiores, mais redondos e tirando as folhas de fora a gente come tudo: as folhas, fundo e cabo!

Aqui a gente se contenta de comprá-los em conserva. Colocamos nos vidros cobertos de azeite extra-virgem e servirão para várias receitas....


Vamos ver quanto duram essas delícias, hahaha!

martedì 4 marzo 2014

La pasta italiana ou O melhor macarrão do mundo!

Quando o assunto é "pasta" a gente sempre lembra do célebre "macarrão da mamma", que pode ser da nonna, da zia, da sorella, e que existe no cotidiano de toda família... Um belo prato de macarrão é bom de todo jeito. Não importa o tipo de massa, molho ou a forma como ele é servido, o resultado constante é delicioso. Também é fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e zinco, e pode ser muito nutritivo dependendo dos ingredientes do molho que o acompanha.





1 - A pasta: felizmente aqui em Sampa, conseguimos comprar uma infinidade de marcas boas, vários tipos, e nós continuamos em constante procura para ter na despensa várias opções boas para uma refeição bem elaborada ou rápida.








2 - Para cada 100 gr de pasta é necessário 1 litro de água, portanto panela bem grande para não grudar... Para cada litro de água, 10 gr de sal grosso. Deixar ferver a água, colocar a pasta, mexer de vez em quando, provar e escorrer quando
estiver al dente ( esse detalhe é importantíssimo, pois o melhor dos molhos vai perder a atração se for servido com pasta scotta, ou seja, fora do ponto.




3 - O sugo (molho):  Existem infinitas receitas de molhos, e você pode colocar carnes, vegetais, frutos do mar, conservas, queijos, frios, etc... Mas a base de qualquer receita está aqui: para os vermelhos, use uma boa "passata" ou então tomates frescos tipo italiano, longos e bem maduros, azeite extra virgem, sal, uma colherinha de açúcar para tirar a acidez e fogo baixo até encorpar bem. Para os brancos, um bechamel bem feito, um bom creme de leite e tempero bem delicado.



Todo macarrão combina com qualquer molho? Existe uma regra na combinação de molhos e massas, mas é claro que a melhor combinação é a que você mais gosta...

- Massas de fio, como spaghetti, fettuccine e linguine ficam melhor com molhos consistentes sem guarnições em pedaços.


- Massa em pedaços, como penne, farfalle, rigatoni e fusilli casam melhor com molhos ralos, enriquecidos de pedaços grandes de outros ingredientes.
- Massas recheadas, que são mais ricas, pedem molhos simples, como um sugo leve ou bechamel. A regra para a grossura da massa é contrária: papardelle pede molho grosso; cabelo de anjo, molho ralo.




4 - Use e abuse do queijo ralado na hora (parmigiano, grana, ou pecorino), mas nunca ponha queijo em sugos a base de peixe e frutos do mar!












Importante: O tipo da pasta deve ser o nome do prato, nunca diga "macarrão à carbonara" e sim:
spaghetti alla carbonara, penne alla carbonara, e assim por diante!











Não esqueça do bom vinho e do pão pra fazer a scarpetta...
Buon appetito e buon piatto di pasta!