Quando o assunto é "pasta" a gente sempre lembra do célebre "macarrão da mamma", que pode ser da nonna, da zia, da sorella, e que existe no cotidiano de toda família... Um belo prato de macarrão é bom de todo jeito. Não importa o tipo de massa, molho ou a forma como ele é servido, o resultado constante é delicioso. Também é fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e zinco, e pode ser muito nutritivo dependendo dos ingredientes do molho que o acompanha.
1 - A pasta: felizmente aqui em Sampa, conseguimos comprar uma infinidade de marcas boas, vários tipos, e nós continuamos em constante procura para ter na despensa várias opções boas para uma refeição bem elaborada ou rápida.
2 - Para cada 100 gr de pasta é necessário 1 litro de água, portanto panela bem grande para não grudar... Para cada litro de água, 10 gr de sal grosso. Deixar ferver a água, colocar a pasta, mexer de vez em quando, provar e escorrer quando
estiver al dente ( esse detalhe é importantíssimo, pois o melhor dos molhos vai perder a atração se for servido com pasta scotta, ou seja, fora do ponto.
3 - O sugo (molho): Existem infinitas receitas de molhos, e você pode colocar carnes, vegetais, frutos do mar, conservas, queijos, frios, etc... Mas a base de qualquer receita está aqui: para os vermelhos, use uma boa "passata" ou então tomates frescos tipo italiano, longos e bem maduros, azeite extra virgem, sal, uma colherinha de açúcar para tirar a acidez e fogo baixo até encorpar bem. Para os brancos, um bechamel bem feito, um bom creme de leite e tempero bem delicado.
Todo macarrão combina com qualquer molho? Existe uma regra na combinação de molhos e massas, mas é claro que a melhor combinação é a que você mais gosta...
- Massas de fio, como spaghetti, fettuccine e linguine ficam melhor com molhos consistentes sem guarnições em pedaços.
- Massa em pedaços, como penne, farfalle, rigatoni e fusilli casam melhor com molhos ralos, enriquecidos de pedaços grandes de outros ingredientes.
- Massas recheadas, que são mais ricas, pedem molhos simples, como um sugo leve ou bechamel. A regra para a grossura da massa é contrária: papardelle pede molho grosso; cabelo de anjo, molho ralo.
4 - Use e abuse do queijo ralado na hora (parmigiano, grana, ou pecorino), mas nunca ponha queijo em sugos a base de peixe e frutos do mar!
Importante: O tipo da pasta deve ser o nome do prato, nunca diga "macarrão à carbonara" e sim:
spaghetti alla carbonara, penne alla carbonara, e assim por diante!
Não esqueça do bom vinho e do pão pra fazer a scarpetta...
Buon appetito e buon piatto di pasta!